BlogBlogs.Com.Br

Leques - Se livrando do calor

Já dizia a letra de Jorge Ben Jor :

"Moro!
Num País Tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza
(Mas que beleza!)"


Vivemos num país onde faz 25°C a sombra em certos dias. Logo, é necessario algum utensilio elegante (todo gótico tem que ser elegante de alguma forma) de nos pouparmos do calor e mantermos nossa make intacta...
Por isso utilizamos os leques!
Este texto foi retirado de um blog que eu leio e recomendo:

Há registros de leques em pinturas de tumbas egípcias de 4.000 anos atrás, bem como em cerâmicas chinesas datadas de 3.000 anos atrás. Poetas gregos costumavam descrever o leque como “cetro da beleza feminina” e os leques chegaram a Roma (e a nós) através da conquista da Grécia.

Leques se tornaram particularmente famosos a partir do século XVI e foram, sem sombra de dúvidas, a salvação de muitas portuguesas, espanholas, inglesas e francesas em suas incursões no Novo Mundo…

Confeccionados em renda, tecidos finos, plumas, recebendo fios de ouro e delicadas pinturas à mão, os leques eram peças de luxo e muito, muito caras. Hoje é possível em alguns museus encontrar peças dos séculos XVIII e XIX e perceber a riqueza do trabalho dos artesãos em construir os leques e retratar cenas com pinturas super detalhadas.

Embora hoje muitos considerem os leques como peças “da vovó” e não faltem os que digam que leques são “cafonas”, a verdade é que estas peças além de práticas, são muito bonitas e ardilosas: ao longo dos anos, o leque se tornou a arma por excelência da sedução feminina, havendo um código de sinais que os amantes trocavam a partir do posicionamento e dos gestos que a mulher fazia com seu leque.

CÓDIGO DO LEQUE

Segurar o leque aberto sobre a bochecha direita: me siga

Sobre a bochecha esquerda: vamos marcar um encontro

Leque fechado sobre a orelha esquerda: me deixe tranqüila

Virar o leque fechado várias vezes sobre a mão esquerda: estamos sendo observados

Abanar-se rapidamente: sou noiva

Abanar-se lentamente: sou casada

Manter o leque aberto e imóvel em frente ao rosto: me espere no local combinado

Bater uma vez com o leque fechado sobre a cadeira ao lado: sente-se comigo

Bater três vezes: sente-se comigo agora!

ONDE ENCONTRAR LEQUES?

Por incrível que pareça, leques hoje são peças baratas, encontradas em lojas de 1,99! Procurando um pouco, você pode encontrar alguns com pinturas muito bonitas e um belo acabamento.

Ao comprar um leque, você deve avaliar se as folhas (parte que abana) são feitas de tecido ou papel. Os de papel são mais frágeis. Nos de tecido, preste atenção se as costuras estão firmes. Os de madeira levam a vantagem de, sendo crus, poderem ser personalizados: eu costumo pintar os meus de acordo com a necessidade e uso tinta acrílica para isso, o que tem funcionado muito bem.

Preste também atenção à parte final do leque, onde há um parafuso ou uma alça que segura as hastes do leque. Atente para que não esteja frouxa, caso contrário pode se soltar.

Bastante cuidado ao bater o leque. A tentação de abri-lo com aquele barulho é grande, mas, sendo o leque comprado em lojas populares, sua articulação não é lá muito resistente…

Nenhum comentário: