BlogBlogs.Com.Br

Candomble

Candomblé, culto dos orixás, uma religião Afro-Brasileira praticada principalmente no Brasil, porém cultuada também em paises adjacentes (Uruguai, Argentina, Venezuela).

É uma religião que tem por base a alma(anima) da natureza, por isso é chamada por algumas pessoas de anímica.
Desenvolveu-se no Brasil com o conhecimento de sacerdotes africanos, que foram escravizados, e trazidos de sua terra natal, para o Brasil! Juntamente com seus Orixás/Inquices/Vodus, sua cultura e seus dialetos entre os anos de 1540 e 1888.

Embora tenha sido proibida pelos seus colonizadores, a religião desses escravos prosperou durante os quatro séculos, de forma "candlestina", e se expandiu de maneira considerável desde o fim da escravidão em 1888


Atualmente é uma das principais religiões estabelecidas, e seguida por pessoas de todas as classes sociais, possui dezenas de milhares de templos.
Em levantamento realizados "recentemente" foi possível observar que cerca de 3 milhões de brasileiros (1.5% da população total, aproximadamente) dizem hoje, ser seguidores desta religião. Em Salvador existem 2.230 terreiros Registrados na Federação Baiana de Cultos Afro-Brasileiros.
Entretanto na cultura brasileira, as religiões não são vistas de forma exclusivas, e muitos povos de outras crenças acabam participando de rituais do candomble, regularmente ou ocasionalmente, os Orixas, os rituais e festas do candomblé, são atualmente uma parte integrada da cultura e uma parte do folclore... Brasileiro!

Candomblé, Ubanda e Macumba são coisa diferentes, mesmo todas sendo religiões Afro-Brasileiras.

Apesar de muitos "seguidores" do candomble se dizerem politeístas, essa é uma religião monoteísta.

Os Orixás/Inquices/Vodus recebem homenagens regulares, com oferendas, cânticos, danças e roupas especiais. Mesmo quando há na mitologia referência a uma divindade criadora, essa divindade tem muita importância no dia-a-dia dos membros do terreiro, como é o caso do Deus Cristão que na maioria das vezes são confundidos.

O Candomblé cultua, entre todas as nações, umas cinquenta das centenas de deidades ainda cultuadas na África. Mas, na maioria dos terreiros das grandes cidades, são doze as mais cultuadas. O que acontece é que algumas divindades têm "qualidades", que podem ser cultuadas como um diferente Orixá/Inquice/Vodu em um ou outro terreiro. Então, a lista de divindades das diferentes nações é grande, e muitos Orixás do Ketu podem ser "identificados" com os Voduns do Jejé e Inquices dos Bantu em suas características, mas na realidade não são os mesmos; seus cultos, rituais e toques são totalmente diferentes.

Orixás tem individuas personalidades, habilidades e preferências de rituais, são conectados ao fenómeno natural especifico. Toda pessoa que tem pré-disposição para seguir o candomblé é escolhida no nascimento por um ou vários "patronos" Orixá, que um babalorixá identificará.Alguns Orixás são "incorporados" por pessoas iniciadas durante o ritual do candomble, outros Orixás não, apenas são cultuados em árvores pela coletividade. E os Funfun(branco), que são Orixás que fizeram parte da criação do mundo, também não são "incorporados".

Até o século passado, estas eram religiões conhecidas acima de tudo, como religiões de Negros, o que mudou, com o crescimento e globalização do mundo... Atualmente negros, brancos, pardos... Seguem ritos e religiões Africanas

Informações retiradas do site:
"fietreca.org.br"

Um comentário:

Kitsu disse...

Parabéns, muito bem estudado o conteudo.